Compra coletiva é chance de aumentar as vendas e popularidade da marca

gobiz_blog_abril_coletiva

O comércio online cresce cada vez mais, dá para comprar quase tudo pela internet e essa ação se torna cada vez mais comum.  A maioria das grandes lojas do comércio possuem, além do estabelecimento físico, lojas virtuais. São supermercados, drogarias, livrarias, lojas de roupa, serviços, etc. o e-commerce já atingiu praticamente todos os segmento do mercado. Com esse crescimento, é comum que surjam novas formas de comprar na internet e as compras coletivas surgem dessa necessidade de inovação. Com objetivo de oferecer grandes descontos nos mais variados estabelecimentos comerciais e gerar a compra por impulso, esta é uma forte tendência no consumo de varejo.

A compra coletiva faz sucesso entre os brasileiros, pois favorece as empresas a vender maior volume de suas mercadorias e aos consumidores por oferecer a oportunidade de adquirir bens ou serviços com grandes descontos. Com o conceito de oferecer ofertas irresistíveis, os sites deste gênero se tornaram ótima ferramenta de divulgação promocional. Mas você sabe exatamente como funciona um site de compra coletiva? Iremos te explicar!

O processo pode se diferenciar um pouco entre um site e outro, mas de maneira geral é semelhante. A empresa contrata um site de compra coletiva para divulgar a sua oferta de produto, normalmente uma promoção com descontos atrativos; o site divulga a oferta para os usuários cadastrados, que muitas vezes também ajudam na divulgação para amigos e conhecidos; e os interessados na oferta começam a se inscrever. Após atingir o número mínimo de interessados pré-estabelecido, a oferta é ativada e os compradores recebem o cupom de desconto para adquirir seu produto ou serviço. Normalmente, a promoção continua até o prazo de validade ou estoque determinado, dando a oportunidade de mais clientes adquirirem o cupom. Este sistema tem sido bem aceito pelos consumidores, já que é possível adquirir diversos produtos e serviços com preços especiais.

Pelo serviço de divulgação da oferta, geralmente, os sites ficam com uma porcentagem do valor arrecadado com as ofertas. A taxa cobrada varia de acordo com o serviço selecionado e do site que varia entre 30 e 50%. As empresas que decidem por anunciar em sites de compras coletivas, precisam ter consciência dos gastos que implicam esta promoção, para não deixar o nível do serviço cair ou ter prejuízo ao oferecer grandes descontos, além de ter estrutura e organização para atender um público numeroso. O cliente precisa ficar satisfeito, o nome da empresa está em jogo.

Os benefícios de aderir aos serviços de compras coletivas são diversos. Além do retorno financeiro, o aumento do número de clientes, a fidelização destes e a ampla divulgação da marca são garantidos. Ao utilizar um site como este, o comerciante atingirá consumidores que não teria em situações comuns, seja pelo preço ou falta de conhecimento da empresa. Após o primeiro contato, se a empresa agradar ao consumidor é provável que ele volte ou usufrua de outros benefícios fora da promoção, aumentando o lucro. As empresas que já usufruíram dos serviços de compras coletivas revelam que os resultados obtidos surpreendem, tornando as compras coletivas uma boa maneira para divulgar a marca e tornar o empreendimento mais conhecido entre o público e lucrativo.

Paloma Barra Sobre o Autor