Multichannel ou Cross Channel: Você sabe qual a diferença?

Multichannel ou Cross Channel

Com os avanços da tecnologia, as pessoas estão cada vez mais conectadas e as marcas precisam estar preparadas para atender as necessidades destes clientes a qualquer momento, ter um único canal de venda já não é o suficiente. Para suprir esta demanda surgem as opções de plataformas como Multichannel ou Cross Channel. Não sabe o que são? Confira abaixo a definição de cada uma, suas vantagens e não fique para trás.

 

Multichannel

É caracterizado por qualquer plataforma que trabalhe com mais de um canal. Uma empresa Multichannel oferece aos seus clientes a possibilidade de adquirir seus produtos em lojas físicas, e-commerce, resposta de voz interativa (IVR) de telefone, e-mail ou aplicativos móveis.

Optar por essa variedade de canais é dar mais possibilidades aos consumidores e ter o seu produto exposto de diferentes formas e em momentos diversos. Sua empresa estará onde o cliente está, aumentando a possibilidade de a venda ser fechada.

Cada cliente possui um jeito predileto de comprar, promovendo diversos canais, você permite que ele escolha o que mais lhe agrada. Com isso, os consumidores do multichannel gastam 3 ou 4 vezes mais que os consumidores do single channel.

Empresas multichannel são menos vulneráveis às mudanças no mercado, pois não dependem de um único fluxo de receita.

 

Cross channel

O cross channel envolve o engajamento do consumidor através de mais de um canal como o multichannel, mas fazendo isso dentro da mesma compra. Os canais trabalham juntos ao invés de separados. O consumidor pode ganhar um cupom de desconto para comprar roupas, ir prová-las na loja física e finalizar a compra online. Existem ainda outras opções como oferecer cupons de descontos por print no celular, fazer as compras na internet e retirar em uma loja física, entre outros.

Esta prática aumenta o número de conversões já que integra os canais preferidos dos consumidores e facilita ao máximo a compra. No Cross Channel, o cliente passa por diversos canais antes de finalizar a compra, o estímulo é contínuo. Por exemplo, o consumidor vê um produto no site e mais tarde recebe um anúncio no Facebook que o encoraja a voltar para a loja online. Quanto mais contatos qualificados como este, maiores as chances de negócios certeiros.

Multichannel ou Cross Channel, o melhor canal para a sua empresa dependerá dos objetivos do seu negócio, mas quanto mais os consumidores tiverem opções de dispositivos e canais de compras, especialmente no mobile, sua campanha ficará ainda mais forte e a chance de crescimento maior. Quer aumentar seu faturamento e competitividade? Entre em contato com a Go Biz e nós te ajudaremos.

Paloma Barra Sobre o Autor