Saiba como o Google Analytics pode ser útil no seu projeto de SEO

Saiba como o Google Analytics pode ser útil no seu projeto de SEO

Ter uma boa campanha de SEO não significa apenas estar nas primeiras posições da busca, é importante analisar outros fatores relacionados ao projeto para mensurar os seus resultados reais. E para saber se suas ações estão atingindo as metas esperadas, existe uma ferramenta que não pode faltar: o Google Analytics. Para te provar esta teoria, listamos 6 tarefas importantes em que o Google Analytics pode ser útil no seu projeto de SEO

1 –Visualização de tráfego orgânico

É comum que algumas empresas façam a análise de tráfego dos seus sites somente com a visão geral e deixem de lado alguns dados essenciais. Para os responsáveis pelos projetos de SEO é importante que seja analisado o tráfego que foi originado da busca orgânica e através dele verificar dados importantes para o projeto como as páginas que recebem mais visitas, as palavras-chaves que geram maior tráfego, quais os buscadores, entre outras métricas.

2 – Qualidade do seu tráfego de SEO

Com a possibilidade de analisar as conversões geradas pelo tráfego orgânico mês a mês, tais como quais as palavras-chaves utilizadas na pesquisa por esse serviço/produto e como foram feitas as conversões, é provável determinar a qualidade do tráfego proveniente do SEO e seus avanços ou declínios.

3 – Valor investido em tráfego orgânico

Uma forma de avaliar se o investimento em SEO está valendo a pena é fazer uma análise do faturamento da loja virtual proveniente da busca orgânica e com esses dados calcular o ROI (Retorno do investimento). Essa avaliação pode ser feita com os dados fornecidos pelo Analytics, fortalecendo ainda mais a importância dessa ferramenta.

4 – Tempo de carregamento das páginas

É um fato que o tempo de carregamento das páginas influencia na experiência do usuário, que irá afetar diretamente na otimização do site. Analisar o tempo médio de carregamento e a porcentagem de pessoas que saem da página é essencial para descobrir quais os pontos que estão negativando o seu site.

5 – Personalize o painel SEO

A grande quantidade de informações disponíveis nos relatórios de SEO pode se tornar cansativa, às vezes é mais prático montar um painel apenas com as informações mais relevantes naquele momento e quando necessário utilizar os dados mais complexos.

Neste tópico lembramos que o Google Analytics pode ser útil no seu projeto de SEO, se usado da maneira adequada. O excesso de dados pode ser prejudicial sem uma utilidade pré-definida.

6 – Otimização de conteúdo

É importante avaliar como os usuários interagem com o seu conteúdo, quais os materiais com maior relevância, os mais buscados, etc. Com os dados corretos é possível descobrir qual o melhor caminho a seguir no marketing de conteúdo.

Paloma Barra Sobre o Autor