O que as grandes empresas do varejo têm a ensinar sobre inovação

 

De 29 de janeiro a 2 de fevereiro, os sócios da agência de marketing digital Go Biz, Ricardo Domingues e Ricardo Mazzei participaram da Digital Mission, uma missão executiva de visitas, palestras, workshops e muito networking. Durante esses dias de imersão digital, os empresários puderam vivenciar experiências interessantes sobre como a adesão à tecnologia tem transformado a metodologia de trabalho de muitos negócios, especialmente das grandes empresas do varejo. Magazine Luiza e Vivo foram alguns dos lugares visitados e que têm dado um show de invocação e criatividade. “É surpreendente ver grandes empresas do varejo com uma visão tão avançada da importância da tecnologia”, afirma Mazzei.

 

A vontade de implementar a realidade virtual e modernizar os processos na empresa é o primeiro passo para uma mudança de sucesso!

 

“O laboratório de Tecnologia e Inovação do Magazine Luiza, LuizaLabs, consegue integrar muito bem as ferramentas online e offline, de maneira a prestar o melhor atendimento ao cliente e é isso o que todas as empresas precisam ter em mente. Independentemente do segmento de atuação, aderir à tecnologia é o que irá tornar o seu negócio mais próximo da real necessidade do consumidor”, finaliza Mazzei.

 

Quando se fala em século 21, além da adesão à tecnologia também existe um conceito importante de foco em mais cultura e menos processos. Se você quer se destacar, como tem feito até mesmo grandes empresas do varejo, confira a seguir algumas metodologias interessantes que também podem ser implementadas em sua empresa:

 

  • Deixar o colaborador mais à vontade para organizar as tarefas, com lousas para disposição de prazos e cronogramas;
  • Proporcionar horários flexíveis de trabalho;
  • Favorecer um ambiente mais descontraído no que se refere à decoração e disposição dos móveis;
  • Dispor de salas pequenas para reuniões rápidas;
  • Oferecer espaços de lazer e descanso.

 

Essas foram algumas das ideias que puderem ser extraídas de empresas como Google, Linkedin, LuizaLabs, Reclame Aqui e Vivo Ads, que contribuem muito para atingir melhores resultados.

 

Participar de eventos e feiras que apresentem as inovações é fundamental para observar rotinas que podem servir de inspiração. “Aqui na agência, já colocamos em prática várias das ideias que tivemos durante o evento, muitas inclusive de grandes empresas do varejo, e que têm trazido ótimos resultados”, finaliza Domingues. Por isso, a dica da Go Biz para você que está interessado em alavancar o seu negócio é não deixar de buscar conhecimento e parceiros que possam ajudar nessa missão.