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ORÇAMENTO

Qual a importância do planejamento no marketing digital?

Publicado por Rafaela Barbosa em 31/10/2019


Para alcançar ótimos resultados e com os menores custos possíveis, é imprescindível a qualquer negócio estabelecer metas através de um eficiente planejamento de Marketing Digital. O marketing digital pode ser entendido como um prolongamento das ações do marketing tradicional que a empresa normalmente realiza, porém com uma diferença fundamental: ele tem uma abrangência muito maior. Planejar significa buscar o sucesso com foco e sem desperdícios. É ter preparo suficiente para tomar decisões e estreitar laços com o seu público-alvo.

Mas porque o planejamento de marketing digital é tão importante?

São inúmeros os motivos, pois um bom planejamento permite à empresa ter visão do mercado em que atua e da concorrência e, otimizar custos e economizar tempo na tomada de decisões. Porém o planejamento de marketing digital deve ter características que permitam a companhia ser competitiva e eficiente a todo instante, em todas as fases do produto, da criação ao pós-venda.


Essas características devem focar em 3 pontos fundamentais para um bom planejamento:

  • Definir de forma clara todos os objetivos e metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo;

  • Delegar as tarefas entre os diferentes setores da empresa e fazer com que eles estejam em comunicação constante, além de serem supervisionados;

  • Analisar e documentar todos os resultados permanentemente.


Afinal, não adianta nada planejar, estudar, organizar, traçar metas, e depois de algum tempo perceber que os resultados estão abaixo do esperado, ou pior: o investimento feito não teve o retorno desejado.

O roteiro para um planejamento de marketing de sucesso


Planejar também envolve etapas e elas podem ser resumidas em um roteiro simples a seguir:

  1. Defina o(s) objetivo(s) principal(is);
  2. Foque no público-alvo que quer atingir;
  3. Estabeleça um prazo, quer dizer, o tempo em que deseja obter os primeiros resultados e o quanto está disposto a gastar neste período;
  4. Nunca deixe de monitorar constantemente os retornos e aferir os números e as ações, pois mudanças de planos são naturais durante o percurso e devem fazer parte do planejamento.


E nunca é demais lembrar… O Planejamento de Marketing Digital também envolve a capacidade da empresa de ousar e de pesquisar em todos os detalhes o que o mercado em que atua necessita.


Cumprido esse roteiro básico, o negócio terá vislumbrado inúmeras oportunidades, o que permite que sejam implantadas novas ideias para resultados ainda melhores.


 

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