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Custo por lead, custo por aquisição e ROI: entenda essas métricas

5 de março de 2020
Em Blog, Marketing digital

Em um estudo recente realizado pela The Boston Consulting Group, observou-se que pelo menos 98% das empresas brasileiras não utilizam todas as ferramentas que o Marketing Digital oferece. 

Com um cenário cada vez mais eficiente e lucrativo, porém pouco conhecido, o Marketing Digital oferece estratégias capazes de melhorar de maneira efetiva qualquer negócio, gerar mais lucro e, claro, alcançar o sucesso desejado.

 

Custo por lead, custo por aquisição e ROI: indicadores e mensuração por meio das métricas

Capaz de mensurar e fornecer precisão quanto aos investimentos da empresa, as Métricas de Marketing são diversas, porém, entre as mais utilizadas estão: custo por lead, custo por aquisição e ROI. Mas o que exatamente quer dizer cada uma delas?

O Custo por Lead é uma forma de medir o valor conquistado pela empresa. Para isso, basta dividir o que foi investido no Marketing Digital pelo número de Leads gerados. 

Estratégias que envolvem blog, SEO e mídias sociais, por exemplo, geram em média, um custo três vezes menor para as empresas. As dicas para essa métrica são:

  • Mantenha um trabalho de gestão dos Leads;
  • Meça quantos Leads são realmente qualificados; 
  • Nutra-o para que eles se tornem uma oportunidade.

Já o Custo por Aquisição refere-se ao valor do investimento que deve ser dividido pelo número de vendas reais. O intuito é mostrar o quanto está sendo investido para a conquista de clientes e revelar o desempenho financeiro por meio de estratégias que envolvam:

  • Formulários preenchidos;
  • Downloads realizados;
  • Inscrições validadas;
  • Visualizações;
  • Vendas efetivadas.

Nesse tipo de métrica, é preciso levar em consideração para a soma dos investimentos tudo o que envolve a área administrativa e de desenvolvimento, tais como: salários, comissões, treinamentos, softwares, assinaturas, viagens, assessoria de imprensa e outros.

O último, mas não menos importante, o ROI, é amplamente utilizado para estabelecer quais os rendimentos obtidos com uma determinada quantia de recursos, calcular o custo-benefício e reconhecer o quanto de dinheiro a empresa ganha ou perde em diferentes canais.

Mas afinal, como se deve colocar em prática o cálculo por ROI? 

  • Primeiro é preciso considerar os custos da estratégia escolhida – plataformas, serviços, canais e equipamentos;
  • Depois, é necessário identificar a receita, ou seja, quais foram os ganhos – visualizações, visitantes e vendas.

Assim, as métricas oferecidas pelo custo por Lead, custo por Aquisição e ROI auxiliam, por exemplo, nos desafios em se implantar algo novo em uma empresa, funcionam como um ponto de partida seguro e promovem a alocação correta dos recursos.

 

 




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