
As mídias sociais já se configuram como uma parte imprescindível da estratégia digital de qualquer negócio. E você, como gestor, provavelmente já iniciou contas para sua empresa nas principais plataformas ou, se ainda não o fez, deve estar se preparando para isso.
Neste contexto, você tem duas opções: ser o seu próprio social media ou investir no trabalho de um profissional. Pensando nisso, criamos este artigo para lhe ajudar nesta importante decisão.
A importância das redes sociais para o seu negócio
As redes sociais assumiram um importante papel como canal de comunicação entre empresas e clientes. Mais do que isso, sua versatilidade permite que elas sirvam como vitrine, espaço promocional e meio de troca de informações direta.
Inclusive, elas são parte da realidade que possibilitou uma reformatação comunicacional de muitos negócios, aproximando consumidor e fornecedor de uma maneira sem precedentes. E este fenômeno propiciou às empresas incríveis oportunidades de crescimento e de fazer novos negócios.
O nível de aproximação entre os seus consumidores e seu time de atendimento, por meio de mensagens diretas, menções e comentários possibilita uma compreensão mais aprofundada das dores do cliente. Tal fato, em última análise, contribui para o desenvolvimento de serviços e produtos melhores, aumentando, inclusive, a competitividade do seu negócio no mercado.
Mas para que você possa desfrutar de todos estes benefícios, é necessário realizar um trabalho bem estruturado nas mídias sociais.
Posso ser meu próprio social media?
Por mais que pareça muito simples, o trabalho de social media envolve uma ampla gama de atividades. E é verdade: algumas delas requerem alto nível de especialização, uma vez que o serviço vai muito além de postar ocasionalmente na página.
Veja algumas das atividades que devem ser feitas regularmente para a manutenção de uma página atraente e que traga bons retornos:
- Criação de posts;
- Elaboração do design das postagens;
- Redação dos textos dos posts;
- Gerenciamento de anúncios;
- Engajamento com o público;
E, por trás destas tarefas, há outras funções importantes, desde a curadoria de conteúdos relevantes para o público-alvo, passando pelo desenvolvimento de um tom de voz adequado até chegar à segmentação correta do público-alvo para os anúncios.
Como se não bastasse, a frequência de postagem e o planejamento da distribuição de conteúdo também são fatores importantes para uma utilização eficaz das mídias sociais.
Cabe também notar que não basta estar em todas as redes, é fundamental determinar quais são os canais corretos, mais apropriados para o seu negócio.
Assim, a pessoa mais indicada para definir todos estes aspectos é o profissional de social media. Sua expertise tem o potencial de ampliar o ROI (Retorno Sobre o Investimento) de sua empresa e de posicionar adequadamente sua imagem, sem mencionar que você ficar liberado e terá tempo para focar em outras atividades importantes.