O marketing é uma área fundamental para toda empresa que procura atrair sua clientela. E essa é uma tarefa muito complexa, que exige uma comunicação eficiente e inteligente entre a empresa e o público.
É importante que a empresa saiba com quem ela quer se comunicar a cada ação de marketing que se propõe a executar. É necessário que as mensagens certas cheguem nas pessoas corretas para que a comunicação de fato se efetive.
Pensando nessas necessidades é que se criou no marketing a ferramenta que se chama de persona: uma pessoa fictícia que representa em seu arquétipo todo o segmento que uma ação publicitária visa atingir.
À persona criada são atribuídas uma série de características como idade, profissão, sexo, região, comportamento, etc. E desse modo segmenta-se a comunicação, fazendo com que ela atinja o segmento desejado da maneira mais direta possível.
Para que fique mais claro o que de fato seria uma persona, tomemos como exemplo o Eduardo, uma persona criada para representar um segmento de público que uma marca de perfumes pretende atingir.
Um exemplo de persona:
A partir dessa caracterização detalhada da persona, torna-se possível uma escolha mais acertada da linguagem, exemplos, cores, imagens, e músicas que utilizarão na comunicação com o segmento de público que nela se encontra personificado.
3 vantagens de se criar uma persona para uma campanha de marketing
1 – Atingir diferentes segmentos dentro de um mesmo público-alvo
Através do uso de personas, é possível que dentro de um mesmo grupo de público alvo sejam identificados diferentes segmentos que dele se ramifiquem. Dessa forma, torna-se possível a sofisticação do acesso de cada um.
2 – Disparo de e-mail marketing personalizado
A partir do momento em que as diferentes personas de um mesmo público-alvo são devidamente identificadas, torna-se possível a automação do e-mail marketing, para que os e-mails certos atinjam as partes certas do público, melhorando a comunicação.
3 – Adotar a linguagem correta
Além de identificar as necessidades de cada persona, é possível modular a linguagem que se utiliza para atingir mais diretamente cada uma delas. Afinal, a linguagem que atinge um adolescente de 16 anos é diferente daquela que atinge um idoso de 72.
São muitos detalhes para caracterizar a persona de sua empresa e defini-la corretamente fará toda a diferença.