30 anos de WWW: como a internet evoluiu até os dias de hoje


Há 30 anos surgia a World Wide Web, mais conhecida como WWW. Criada pelo físico britânico Tim Berners-Lee, a sigla tomou uma enorme proporção e hoje em dia seu uso é indiscriminado. Antes, navegar em um site não era tão simples como hoje em dia, pois a internet tinha limitação de acesso e ocorria somente por um computador desktop ou notebook. Com conexão lenta e em aparelhos grandes e pesados, a capacidade de armazenamento também era bem inferior a que se vê hoje em dia. Os 30 anos de WWW permite nos fazer uma análise sobre o quanto a internet evoluiu durante esse tempo e como isso deve impactar as ações das empresas nos próximos anos.

Algo que antes era novidade, hoje tem uma importância crucial para a sobrevivência de qualquer negócio. Basicamente, se você não está na rede não é encontrado e é deixado para trás pela concorrência. Em 30 anos de WWW, milhares de sites foram criados e outros milhares estão por vir. A criação de um site e até mesmo de uma página ou perfil nas redes sociais, antes sequer mencionadas, é a maneira mais básica que as empresas têm de se apresentar aos potenciais clientes, antes mesmo de pensar na fachada da loja. Até porque, grande parte delas já nem existem mais de forma física, apenas virtual.

O estabelecimento da rede Wi-Fi e os avanços tecnológicos que chegaram aos fabricantes de celulares e computadores, trouxe à tona uma conexão muito mais simples, rápida e acessível à grande parte da população mundial. O que antes era descoberta, hoje passou a ser necessidade. Os smartphones, bem como outros acessórios como os relógios, agora empregam inteligência artificial para facilitar a rotina das pessoas, sem contar na otimização da produtividade de empresas dos mais diferentes segmentos. Com tamanha proporção, os 30 anos de WWW são ainda poucos diante das transformações que ainda estão por vir.

Esse uso indiscriminado da internet traz coisas boas e ruins. Muitas pessoas usam seu potencial para divulgar informações falsas, hackear, assediar e ter comportamentos criminosos. Isso faz com que as discussões acerca do uso da internet tratam não só dos benefícios, como também dos riscos que ele pode trazer. Durante todos esses 30 anos de WWW esse problema sempre foi presente e inovações surgem a cada dia com o intuito de combatê-lo.

Tudo isso não tende a parar por aqui, muito pelo contrário. Com cada vez mais possibilidades, a internet tem um grande caminho a percorrer, o qual a agência de marketing digital Go Biz está preparada para enfrentar. E você, como acredita que os 30 anos de WWW impactou a revolução digital no seu negócio? Pensar nisso é o ponto de partida para fazer projeções visionárias. Conte conosco para te ajudar nessa missão!