Como fazer um e-mail marketing com qualidade e fugir do spam

fugir do spam

Spams são hoje um pesadelo tanto para usuários que acessam seus e-mails, como também para quem precisa enviar mensagens. Sabendo disso, vem a pergunta: como fugir do spam?

As respostas podem não ser tão simples. É preciso entender primeiro algumas técnicas, ter paciência e, acima de tudo, avaliar as muitas opções que uma empresa tem à sua disposição.

Uma das recomendações mínimas, antes mesmo de preparar qualquer disparo, é conectar-se o mais próximo possível com o seu público-alvo.

Entender as reais necessidades dos seus clientes significa diminuir o nível de rejeição das comunicações e aumentar positivamente a interação com o público, gerando melhores frutos.

Vale ressaltar que os temidos filtros das caixas de entrada estão cada vez mais sofisticados e tendem a rejeitar mensagens não só pelos conteúdos, mas pelo tipo de títulos e pontuações do texto.

Sendo assim, é preciso caprichar cada vez mais nos materiais, pois ter sua mensagem banida para uma caixa de spam significa perca de tempo, esforço e principalmente dinheiro investido.

4 dicas simples e práticas de como fugir do spam

Escapar do spam não é fácil, mas algumas técnicas ajudam. Vamos a elas:

  • Fugir dos padrões básicos.

Como fugir do spam se as mensagens têm sempre o mesmo padrão e os mesmos tipos de informações só mudando os enfoques? Convenhamos, inovar deve ser sempre a palavra-chave.

A maneira mais fácil de entender as necessidades e gostos de seus clientes é desenvolver diferentes personas. O resultado são mensagens atraentes que estimulam retornos bem-sucedidos.

  • Cuidar dos excessos e revisar sempre os conteúdos.

Os filtros anti-spam procuram espelhar os gostos do público quando rejeitam alguma mensagem. Isto significa que títulos pouco originais e palavras no texto que remetem a anúncios terão rejeição quase certa.

Textos mais enxutos e originais mesclados com imagens podem dar mais trabalho no início, mas garantem um melhor sucesso futuro. 

E a dica principal:

  • Conhecer detalhadamente o seu público é fundamental para quem não sabe como fugir do spam.

Personalizar mensagens é a forma mais rápida de engajar e fugir dos filtros, mas, para isso, a empresa precisa estar antenada nos gostos dos usuários e receber feedbacks constantes deles, além dos setores de vendas.

E-mail marketing não pode ser spam e a GO BIZ sabe bem disso

À GO BIZ entende que todo e-mail marketing é de fato um poderoso canal de informação e de vendas que serve para alcançar diretamente os maiores interessados nos produtos e serviços de uma empresa: seus clientes.

Por isso a empresa trata este meio de comunicação com o respeito e a devida atenção que merece. É comprovadamente atestado que e-mails podem encabeçar a preferência de consumidores no engajamento dos produtos.

Mas é preciso dominar as boas práticas de envio, além de entender a marca que está representando. E essa parte a GO BIZ sabe realizar muito bem, com expertise e uma equipe de profissionais qualificados.