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Saiba como definir uma persona para sua empresa

13 de novembro de 2019
Em Blog, Marketing de Conteúdo


Antes de entender como definir, é preciso saber o que é uma Persona e seu conceito, além do porquê ela é importante em uma estratégia de marketing.


Persona é um perfil fictício que representa um cliente ideal para uma empresa. Ela é baseada em dados reais retirados do público-alvo e transformados no perfil consumidor. Com as transformações digitais, as empresas têm de colocar cada vez mais o cliente como o centro, e focar em seus interesses, por isso a necessidade de entender como ele pensa, o que faz e o que gosta.


Se você deseja uma boa estratégia para obter sucesso em seus negócios, essa ferramenta é muito útil e irá ajudar muito a conhecer seus clientes em outro nível.


Qual a importância?


Criar uma Persona é fundamental para as empresas, pois ajuda a atingir as pessoas certas e, assim, obter mais sucesso com as estratégias de marketing.


Com essa ferramenta, você não vai oferecer seu serviço ou produto para quem não tem interesse ou não tem o perfil do seu público. Dessa forma, você será capaz de se concentrar em quem realmente interessa.


Assim, mostraremos alguns motivos que provam como a Persona é relevante:

  • Ela determina os conteúdos necessários para você chegar ao seu objetivo;
  • Ajuda a entender onde os possíveis compradores buscam as informações de que necessitam;
  • Define o estilo que você pode utilizar em seus conteúdos;


A definição de uma Persona


Depois de entender o que é e quais as vantagens, agora é o momento de saber como definir uma Persona e, para isso, é essencial seguir alguns passos. O primeiro passo é fazer algumas perguntas, como:

  • Quem é seu possível cliente? Pense em questões como idade, gênero, escolaridade, trabalho etc.;
  • Qual tipo de conteúdo é interessante para ele, e quais assuntos gosta e consome?;
  • Qual a visão que ele tem da sua empresa? Como a empresa pode ajudá-lo a solucionar seus problemas?; 


Depois de formular essas perguntas, o segundo passo é entrevistar seus clientes para obter as respostas e analisar os dados obtidos. E o último passo é a criação desse perfil a partir de tais resultados.


Personifique o cliente, ou seja, crie um nome, idade, profissão, seus gostos e rotinas diárias. É interessante compor uma história, como se fosse um personagem mesmo. Afinal, você precisa pensar como se a Persona fosse um ser humano.


Suponhamos que essa pessoa ainda não conheça sua empresa e esteja procurando uma solução para um determinado problema. Agora, imagine-se apresentando seu produto ou serviço como solução para ela. 


Fazendo isso, ficará mais fácil entender seu público-alvo e apresentar conteúdos relevantes para ele e, consequentemente, aumentar seu volume de vendas.





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