Descubra o que é Internet das coisas e como ela influencia na sua vida

internet das coisas

 

 

Você com certeza já ouviu o termo “Internet das coisas” (Internet of Things – IoT), mas você sabe o que ele significa? A IoT é a rede de objetos que se comunicam e interagem de forma autônoma, via internet. De acordo com estimativas, já são mais de 15 bilhões de dispositivos conectados, entre eles smartphones e computadores. A previsão é que até 2025, esta marca alcance os 35 bilhões de equipamentos conectados. São os mais diversos dispositivos ligados a Internet das coisas, desde itens de monitoramento de saúde à controles de automação industrial. Esses equipamentos capturam, analisam e reagem por meio dos dados gerados, é possível gerenciar alguns tipos de operação a quilômetros de distância, com apenas um clique ou botão.

 

A internet gerou grandes mudanças sociais e tecnológicas ao longo dos anos ao digitalizar informações, conectar pessoas através de redes sociais e, agora, ao dar a capacidade de objetos se comunicarem entre si, com sistemas de informações e com as pessoas. A conexão com internet se tornou onipresente, assim como a eletricidade no século 20, e essa mudança transforma todas as áreas sociais e econômicas, mercados que se consideravam a salvo da revolução digital estão sendo influenciados, modelos de negócios que só eram viáveis na internet passam a existir no mundo físico, mudando a percepção do consumidor e transformando o mundo que vivemos.

 

As tecnologias estão modificando a forma como vivemos, trabalhamos, produzimos e consumimos. Diversos sensores dão aos objetos a capacidade de ver, ouvir e interagir com os usuários. São diversas as tecnologias que compõe a Internet das coisas, mas podemos destacar os dispositivos inteligentes e sensores, as redes de telecomunicação em expansão, aplicativos, inteligência artificial, ferramenta de análise de grande quantidade de dados e softwares rodando em servidores em nuvem. De acordo com a Go Biz, a falta de tempo e a rotina corrida faz com que as pessoas busquem novas maneiras de conectar à internet e facilitar o dia-a-dia através dela. “Um exemplo disso são as lojas virtuais, você não precisa mais sair de casa para fazer as suas compras, com apenas alguns cliques você recebe em casa suas roupas, alimentos e outros artigos pessoais”, explica.

 

Varejo, Saúde, Transporte e Logística, Energia, Manufatura, Agronegócio, Seguros e Cidades Inteligentes, todas as áreas estão em transformação, graças a “Internet das coisas” Com essas mudanças é esperado ganhos de eficiência e redução de custos de trilhões de dólares. O propósito é que o mundo físico e o digital se tornem um só, visto que diariamente são criados eletrodomésticos, meios de transporte e até mesmo tênis, roupas e maçanetas conectadas à Internet e a outros dispositivos, como computadores e smartphones. Com foco na usabilidade, surgem iniciativas de empresas grandes para unificar a Internet das Coisas, uma das mais populares, atualmente, é o Google Glass, utilizado até por médicos durante cirurgias, facilitando o acesso às informações que ficam, literalmente, a um piscar dos olhos. Com isso, surge um novo desafio e novas responsabilidades. As tecnologias estão disponíveis, utilizá-las e aprimorá-las só depende de nós, aproveite esta oportunidade.

 

 

Paloma Barra Sobre o Autor