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E-mail marketing: ele ainda funciona?

17 de outubro de 2019
Em Blog, Marketing de Conteúdo


Ideal para ser aplicado por empresas de todos os segmentos, o e-mail marketing é uma estratégia muito utilizada, porém é comum ter dúvidas sobre a eficácia deste tipo de ação. A questão é que muitas pessoas associam o e-mail marketing à antiga “mala-direta”, que nada mais era do que enviar cartas aos consumidores para divulgar produtos e promoções. Porém, para analisar se o e-mail marketing funciona ou não é preciso, em primeiro lugar, entender que ele não é apenas a versão digital da mala-direta, ele é muito mais do que isso!


E-mail marketing x Mala-direta: entenda a diferença 

Se você considera e utiliza o e-mail marketing apenas como uma versão digitalizada da mala-direta, saiba que não está aproveitando o incrível potencial dessa ferramenta de marketing. Aliás, esse é o único ponto de contato que eles possuem: ambos, tanto a mala-direta quanto o e-mail marketing, são ferramentas de marketing, porém as semelhanças param por aí.


Mala-direta é quando enviamos um anúncio por correio, enquanto o e-mail marketing é digital. Assim, quando alguém recebe uma correspondência de mala-direta, nem sempre se dá o trabalho de abri-la, já que prefere as interações digitais às tradicionais. 


O e-mail marketing, por sua vez, possui uma gama maior de ferramentas digitais para identificar perfis e comportamentos dos usuários, o que possibilita sermos mais assertivos na segmentação. Ou seja, é possível oferecer um conteúdo a pessoas que realmente tenham algum tipo de interesse nele.


Mais vantagens para empresas de todos os segmentos


Agora que você já sabe que o e-mail marketing é muito mais do que uma simples mala-direta, é hora de conferir as vantagens e sua taxa de retorno para empresas de todos os segmentos, com dados e informações realistas:

  • É possível direcionar os e-mails para públicos bem específicos e segmentá-los por gênero (homens, mulheres), faixa etária, local de residência, hábitos de consumo, dentre outros;
  • Dessa forma, é mais fácil adequar a linguagem usada, a escolha dos conteúdos, ofertas e cupons de desconto enviados, o layout e até a forma de tratamento dada ao cliente (mais ou menos formal, em primeira ou terceira pessoa, etc.);
  • Vale a pena apostar em conteúdos de qualidade, dessa forma, não apenas a empresa será divulgada, mas também ganhará notoriedade e se posicionará como referência em seu segmento de atuação;
  • Ao criar títulos chamativos para os e-mails e direcioná-los para os clientes (é possível até colocar o nome de cada um deles no título e corpo do e-mail) sua taxa de abertura é bem maior (taxa de abertura = abrir o e-mail para ler seu conteúdo);
  • A taxa de abertura do e-mail marketing pode chegar a até 25% e a taxa de retorno a até 15% (dados da pesquisa da Epsilon americana). Você acha pouco? Então saiba que a taxa de retorno da mala-direta, quando bem sucedida, chega a no máximo 1%!
  • O e-mail marketing é muito mais barato e ecologicamente correto, pois não é necessário arcar com custos de impressão e ele não gera resíduos nocivos à natureza;


Para alavancar suas campanhas de marketing e fazer com que os consumidores busquem por sua empresa, a dica mais valiosa é tentar não apenas ‘vender’, mas oferecer informações de qualidade que tenham a ver com seu público-alvo e sua empresa.





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