Marketing de Conteúdo no Brasil: veja o que diz a Content Trends 2019

 

Você sabe o que é marketing de conteúdo? Adota essa estratégia em sua empresa? Os profissionais da área recebem qualificação para desempenhar a função? Justamente com o objetivo de responder a essas e outras perguntas que a Rock Content lançou o Content Trends – Panorama da estratégia de marketing de conteúdo no Brasil. Entre as finalidades, está o estudo de uma das principais tendências do marketing digital para 2019. Quando se fala em marketing de conteúdo, logo se pensa em texto, só que mais do que isso: é importante que as empresas façam um diagnóstico da qualidade desse conteúdo. Assim, será possível identificar o que precisa ser melhorado e quais as ferramentas certas para começar essa mudança.

 

Segundo o relatório, 67,3% adotam a estratégia de marketing de conteúdo e 36% apontam desconhecimento da estratégia como principal motivo da não adoção, enquanto 56,9% das empresas que não adotam pretendem passar a utilizar. No que se refere à qualificação, grande parte das empresas investem no conhecimento dos profissionais com treinamentos e/certificados de marketing de conteúdo, o correspondente a 82,2%.

 

Um sinal de que as empresas têm se dado conta da importância do marketing de conteúdo é que 65,4% dos respondentes afirmaram que o volume de conteúdo criado aumentou e entre as táticas mais utilizadas para propagação dessas informações estão os posts nas redes sociais (87,4%), os blogs (64,5%) e os vídeos (52,8%). Dentro das redes sociais, as principais nas quais as empresas entrevistadas estão presentes são: Facebook (93,1%), Instagram (87,7%) e Linkedin (65%).

 

Por que realizar o marketing de conteúdo? A principal resposta foi a geração de leads (83,4%), seguida do reconhecimento de marca (72,5%), geração de engajamento (68,6%) e aumento das vendas (68,1%). Dentro dessa linha, mais da metade dos entrevistados (59,1%) se consideram moderadamente ou muito bem-sucedidos na estratégia de Marketing de Conteúdo. E você, como se classifica?

 

O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa e que pode estar presente em diversos segmentos e tamanhos de empresas. De acordo com o estudo, essa estratégia, combinada com um bom volume de postagem, documentação e acompanhamento de resultados proporciona um grande diferencial para quem a adota. Pensando nessa tendência do marketing digital é que a Go Biz desenvolve o seu método de trabalho. Sentiu que precisa fortalecer o marketing de conteúdo da empresa? Entre em contato conosco!