Perfil do consumidor em 2018 reforça grande potencial do e-commerce

 

Além das expectativas de vendas e novidades para o comércio eletrônico, como trouxemos no texto “Planejamento: confira as tendências do marketing digital para 2019”, avaliar o comportamento do consumidor é de extrema importância para que seja possível realizar novas projeções e elaborar as estratégias para o sucesso das vendas. Justamente com o intuito de mostrar as variações de vendas e visitas ao longo do ano passado, a Social Miner, em parceria com outras plataformas, divulgou um relatório sobre o comportamento do consumidor online em 2018. Entre as análises estão as preferências de formas de pagamento, as plataformas utilizadas para atendimento ao cliente, além de uma revisão das principais datas comerciais do ano, como Dia das Mães, Pais, Black Friday e Natal, dados que demonstram o grande potencial do e-commerce.

 

Entre as descobertas está a de que os maiores picos de acessos nos sites analisados se deram no segundo semestre de 2018, implicando diretamente no volume de vendas que obteve uma representatividade de 60,45%, enquanto o primeiro semestre teve uma participação de 39,55%. Para se ter uma noção do potencial do e-commerce, o ticket médio geral, do ano de 2018, foi de R$378,45 e o cartão de crédito foi o método de pagamento mais relevante nas transações. Porém, com um aumento de 10,88%, as transações via boleto bancário mostraram um valor maior que o dos demais métodos de pagamento, mesmo não oferecendo a opção de parcelamento.

 

No que se refere às plataformas de atendimento ao cliente, o estudo constatou que houve uma queda considerável na representatividade do e-mail e facebook, enquanto o chat e, especialmente, o chatbot registrou um grande aumento no volume de chamados. Isso demonstra o interesse do consumidor em atendimentos mais ágeis, o que mostra o potencial do e-commerce nos próximos anos com a ascensão da tecnologia. Sobre as vendas nas principais datas comerciais, os maiores registros foram na Black Friday, superando todas as expectativas.

 

A agência de marketing Go Biz está sempre por dentro de todas as tendências e estratégias que possam ser implementadas para explorar o potencial do e-commerce com o qual você trabalha. Além disso, proporcionar um número maior de conversões e tornar a marca conhecida na web também está entre os serviços prestados pela empresa. Entre em contato conosco, venha nos fazer uma visita e descubra como o seu negócio pode expandir ainda mais a partir do marketing digital!