Seja um profissional experiente ou iniciante, é crucial incorporar as últimas tendências de marketing nas estratégias para se manter competitivo e relevante no mercado atual.
Uma estratégia de marketing bem informada é a força motriz por trás da construção de um negócio de sucesso.
O que os consumidores querem, precisam e esperam das marcas hoje não chega nem perto do que acontecia há cinco anos. As tendências do marketing digital mudam constantemente, forçando as empresas a adaptar suas estratégias de acordo com a movimentação de mercado.
Infelizmente, nem todas as empresas são rápidas em acompanhar essas mudanças. É preciso vasculhar os relatórios mais recentes, conversar com especialistas influentes do setor por horas e monitorar dados intermináveis de comportamento do consumidor para se manter à frente.
Algumas dicas do que já vem acontecendo e é real no mercado, tende a se intensificar para o próximo ano e pode ajudar na produtividade dos negócios.
Como as tendências de marketing de 2022, as marcas continuarão investindo pesadamente no YouTube, TikTok e Instagram e usarão o poder do conteúdo de vídeo para envolver e interagir com os consumidores em 2023.
O vídeo continua sendo um meio cada vez mais popular para contar histórias.
A transmissão ao vivo está ganhando força rapidamente e permite que as marcas construam relacionamentos mais próximos com seus públicos e promovam uma maior confiança.
As transmissões ao vivo mostram os aspectos dos “bastidores” do seu negócio, criam conexões mais profundas com os clientes hospedando perguntas e respostas e webinars e oferecem interações mais personalizadas por meio de mensagens de vídeo.
YouTube Shorts, Instagram Reels e TikTok são todos formatos de vídeo curto que explodiram nos últimos anos.
A viralidade é uma virada de jogo no mundo de mídia social de hoje, e é por isso que o vídeo de formato curto se tornou tão popular. Vídeos curtos são a melhor maneira de envolver e entreter o público, explorar tópicos de tendências e se tornar virais com relativamente pouco esforço e custo.
Em 2023, as empresas devem se concentrar em incorporar vídeos curtos em suas estratégias de marketing. Seja criando conteúdo de marca exclusivo, usando conteúdo gerado pelo usuário (UGC) ou fazendo parceria com influenciadores para promover sua marca, os vídeos curtos são uma maneira testada para marcas de todos os tamanhos alcançarem públicos mais amplos a criarem conexões significativas.
Com o controle da pandemia, as empresas voltarão a sediar eventos presenciais para se conectar com os clientes e aumentar o reconhecimento da marca. Seja criando uma loja pop-up em sua comunidade local, patrocinando uma grande feira comercial ou participando de uma conferência do setor, há muitas maneiras criativas de incorporar essa estratégia de marketing testada e comprovada nos negócios.
Segundo uma pesquisa da Splash, empresa americana especialista em mensuração de dados do mercado de eventos. No ano passado, 50% das empresas previam participar de mais eventos presenciais em 2022 do que em 2021. Espera-se que essa tendência de marketing online continue em 2023, pois as empresas reconhecem o valor das interações face a face na conversão de leads e no estabelecimento de relacionamentos de longo prazo e relações com o consumidor.
Se o intuito é participar de um evento presencial, o uso da inteligência de evento para descobrir quem está participando, sobre o que estão falando e quão influentes são, é uma ótima sacada. A preparação ajuda a se envolver melhor com os participantes e se conectar com os principais clientes em potencial do seu setor.
26% dos criadores de conteúdo usam podcasting para atingir seu público, enquanto 26% das organizações usam podcasts para distribuir seu conteúdo, segundo informações da The Tilt, empresa especializada em assessoria de criadores de conteúdo. Os podcasts ajudam a alcançar públicos altamente engajados e criar conteúdo original e envolvente que os ouvintes podem baixar ou transmitir facilmente. É possível também fazer parceria com influenciadores do setor para aumentar o reconhecimento da marca.
Em 2023, o podcasting continuará a crescer como ferramenta de marketing para marcas de todos os tamanhos. É uma excelente maneira de construir liderança de pensamento, desenvolver expertise de nicho e criar conexões mais íntimas com os clientes. Seja em parceria com outras marcas, influenciadores ou especialistas do setor, o podcasting pode ajudar a estabelecer uma vantagem competitiva no mercado e aprimorar os resultados de negócios.
O marketing interativo é uma estratégia que envolve a incorporação de elementos interativos, como jogos, questionários, enquetes e calculadoras em seu conteúdo online. Isso ajuda a chamar a atenção e envolver os usuários em um nível mais profundo.
Esteja criando um jogo online vinculado à marca, fazendo parceria com um influenciador em um questionário de mídia social ou incorporando pesquisas ao conteúdo do site, há muitas maneiras de aproveitar essa estratégia de marketing. É preciso concentrar-se na criação de conteúdo de alta qualidade que seja relevante e envolvente para o público para aumentar o sucesso com o marketing interativo.
Além disso, tentar diferentes elementos nas campanhas para descobrir o que funciona melhor em questões de metas e objetivos específicos. Por exemplo, tentar fazer um teste A/B em uma campanha de marketing interativo para aumentar o tráfego do site e determinar o que leva mais pessoas ao seu site.
O gaming é um exemplo de marketing interativo que usa elementos semelhantes a jogos para envolver e entreter o público. Seja na educação, recrutamento ou e-commerce, as marcas usam a gamificação para aumentar sua presença e alcançar novos públicos. A Sephora, por exemplo, usa a gamificação para promover seu programa de recompensas, envolvendo os clientes com desafios divertidos e recompensando-os com descontos, amostras de maquiagem e outras vantagens.
Dados da Medallia, apontam que até 2025, 95% das interações dos clientes com as marcas serão por meio de inteligência artificial (IA), como chatbots. O marketing conversacional permite que as marcas interajam com os clientes em um nível mais pessoal.
Com o processamento de linguagem natural (NLP) e o aprendizado de máquina melhorando constantemente, as marcas agora podem usar chatbots para atender às preocupações dos clientes e responder a perguntas em tempo real. Esteja oferecendo suporte ou gerando leads por meio de seu site, ou plataformas de mídia social, os chatbots podem ajudar a aumentar o envolvimento do cliente, melhorar a satisfação do cliente e impulsionar as vendas.
O marketing omnichannel é uma estratégia holística que cria uma experiência integrada do cliente em todos os canais e pontos de contato.
Ele ajuda as marcas a construir relacionamentos mais fortes com seus públicos e gerar mais vendas ao envolver os clientes por meio de vários canais, desde mídias sociais até interações na loja.
Uma experiência de um cliente online/offline integrada é essencial para empresas que buscam se manter competitivas. Dados da Mention.Me apontam que 27% dos profissionais de marketing seniores acreditam que suas jornadas omnichannel se alinham, mostrando espaço para melhorias e inovação.
Algumas táticas para oferecer uma experiência omnichannel eficaz ao cliente incluem personalizar sua comunicação, usar dados e análises para direcionar os clientes com a mensagem certa no momento certo e fornecer mensagens consistentes em todos os canais. Outro fator importante é integrar as equipes de vendas e marketing para garantir que a jornada do cliente seja perfeita, independentemente de como eles interagem com a marca.
Segundo pesquisas, a PrimoStats afirma que 17% dos consumidores dizem que parariam de fazer negócios com uma empresa se outra oferecesse uma melhor experiência ao cliente. 45% dos consumidores em todo o mundo também dizem que têm alguma probabilidade de parar de usar uma marca se ela não personalizar a experiência do cliente. As empresas competem em várias frentes – preço, qualidade, velocidade de entrega – mas tudo gira em torno da experiência do cliente.
O marketing omnichannel é essencial para marcas que desejam se manter competitivas no cenário digital atual. Ao integrar canais online e offline e oferecer consistentemente experiências de alta qualidade em todos os pontos de contato, as marcas podem construir relacionamentos mais fortes com seus clientes e gerar mais vendas.
Seja oferecendo suporte superior ao cliente, incorporando recomendações personalizadas em suas campanhas de marketing ou entregando promoções oportunas por e-mail e SMS, o marketing omnichannel pode ajudá-lo a criar experiências personalizadas que mantêm os clientes voltando em busca de mais.
Marketing para a Geração Z não é apenas entender como eles compram e consomem mídia. Trata-se também de entender seus valores, comportamentos e atitudes. As marcas que desejam se conectar com a Geração Z podem alavancar influenciadores, incorporar causas sociais em suas estratégias de marketing e focar em iniciativas de sustentabilidade. Ao se adaptar às necessidades e preferências dessa geração com experiência em tecnologia, as marcas podem ficar à frente da concorrência e melhorar seus resultados.
A maioria dos profissionais de marketing de conteúdo atualmente trabalha em equipes pequenas, onde geralmente gerenciam cada parte do conteúdo de toda a empresa. No entanto, à medida que o cenário de marketing evolui e se torna mais competitivo, as empresas contratam especialistas de marketing adicionais para lidar com campanhas de conteúdo específicas.
Esse aumento nos orçamentos de marketing de conteúdo também está impulsionando o crescimento no uso de canais de distribuição pagos, incluindo mídia social e anúncios gráficos. Com um orçamento maior, os profissionais de marketing podem experimentar novas táticas e segmentar públicos mais específicos para atingir seus objetivos mais rapidamente.
46% dos profissionais de marketing acreditam que defender a diversidade, a equidade e a inclusão significa ser culturalmente relevante nas mídias sociais para as marcas. As estratégias de marketing inclusivo podem ajudar as marcas a se conectarem melhor com o público em diferentes culturas, idiomas e origens.
Para desenvolver uma estratégia de marketing inclusivo, as marcas devem começar por realizar uma auditoria cultural do seu público-alvo. Essa auditoria envolve a coleta de dados sobre dados demográficos importantes, como idade, sexo, níveis de educação e status de emprego.
Em seguida, as marcas podem considerar como podem usar seus pontos fortes existentes para atingir públicos sub-representados. Por exemplo, uma empresa pode alcançar consumidores do sexo feminino por meio de conteúdo que promova a igualdade de gênero ou suporte a grupos minoritários. A parceria com influenciadores que compartilham crenças ou valores semelhantes como público-alvo também pode ajudar as marcas a criar confiança e credibilidade no consumidor.
Cada empresa hoje compete em um cenário em rápida mudança, e os profissionais de marketing devem desenvolver constantemente suas estratégias e táticas para ficar um passo à frente. À medida que o Google lança novos algoritmos, surgem novas tecnologias e, à medida que o mundo caminha para uma possível recessão, é preciso se manter ágil, inovador e orientado por dados para ter sucesso em 2023.
No centro das estratégias de marketing, será preciso se concentrar em construir uma compreensão profunda do público-alvo. Isso significa usar todas as ferramentas para criar experiências altamente personalizadas para cada cliente. Contanto que as empresas mantenha o foco em colocar seu público em primeiro lugar e usar dados para orientar suas decisões, elas terão uma estrada tranquila no próximo ano.