Especialista orienta empresas a solucionarem gargalos do marketing digital

 

Independentemente do setor de atuação, as empresas já entenderam que precisam do marketing para se projetar no mercado. A partir daí a maneira como isso é feito varia. Isso ocorre, pois, cada empresa entende esse setor com uma importância diferente e o tamanho da corporação também influencia. Há quem tenha o próprio setor de marketing, há quem o terceirize por completo e existe o modelo híbrido. Muitas empresas, porém, ainda não têm isso muito bem definido. Uma alternativa para sanar gargalos do marketing digital é buscar uma consultoria, para então seguir com as estratégias na própria empresa.

 

O COO da agência de marketing digital Go Biz explica que o primeiro passo para solucionar os gargalos do marketing digital dentro da empresa é entender qual a necessidade atual. “Avaliar as ferramentas que a empresa já tem e definir aonde quer chegar ajuda a entender o que você precisa”, explica Ricardo Domingues. Para exemplificar, o empresário destacou. “Se você já tem uma equipe, mas sente que não tem resultado, uma consultoria de marketing pode ajudar. Já se há pouco profissional focado nisso e você sente que a demanda é muito grande, terceirizar pode ser uma boa opção”, disse Domingues.

 

Gargalos do marketing digital – terceirização e consultoria

Questionado sobre a diferença entre a terceirização e a consultoria, o CEO da Go Biz explicou que em um existe mais estratégia, enquanto no outro, o foco é na entrega. “É claro que o serviço de marketing sempre será estratégico. Seja ele interno, externo ou com o apoio de um consultor.  A diferença é que ao contratar uma consultoria, você ganha uma direção de pra onde seguir e por qual método. Nesse caso, as ferramentas são suas. Já na terceirização, você contrata um trabalho completo”, afirmou o empresário, reforçando que fazer uma escolha vai ajudar a encontrar uma solução para os gargalos do marketing digital da empresa.

 

Domingues reforçou que independentemente do método escolhido, é imprescindível que as empresas voltem o olhar para o marketing. “O pensamento de que o setor de marketing é o último a ser implementado e o primeiro a ser cortado é o que faz com que existam tantos gargalos do marketing digital. Ainda bem que esse cenário tem se modificado ao longo dos anos. Os grandes resultados que empresas gigantes têm alcançado com o marketing fizeram com que os empresários mudassem de opinião. O método a ser utilizado para colocar em prática as ações de marketing variam, mas ele não pode mais ser negligenciado”, ponderou o empresário.

 

Empresa especializada

 

Para finalizar, Ricardo Domingues também reforçou que seja para terceirizar ou acionar uma consultora, é importante contar com profissionais qualificados. “O marketing é parte essencial e, por isso, precisa ser tratado à altura. A escolha de bons profissionais ajuda a empresa a ter êxito nas estratégias e a eliminar, de uma vez por todas, os gargalos do marketing digital. Uma dica para fazer uma boa escolha é avaliar o portfólio de clientes, o tempo de expertise no mercado e, claro, uma boa conversa prévia”, finalizou.