Observar as tendências mantém você atualizado com as últimas notícias. É possível ver o que mudou e como essas mudanças foram implementadas em seu setor, além de poder estimar o que está funcionando e o que não está. Então você pode escolher as estratégias mais eficientes e experimentá-las.
Uma poderosa ferramenta de SEO permite que você conheça as últimas tendências em seu nicho, mudanças sazonais e até mesmo uma ideia do que está na mente de seus concorrentes.
O que é o Google Trends?
O Google Trends é um recurso que mostra a popularidade de um determinado termo de pesquisa no Google. Em outras palavras, com que frequência ele é inserido no campo de pesquisa em comparação com o volume total de pesquisa do site em um período escolhido. Além disso, fornece informações sobre o índice de volume de pesquisa e a localização geográfica dos usuários.
No Google Trends, você pode ver quais pesquisas estão em alta no momento ou verificar como o volume de pesquisa variou para sua palavra-chave em diferentes locais. É uma ferramenta salvadora para negócios sazonais, pois ajuda a monitorar mudanças nos interesses dos clientes.
Para começar, você precisa delinear uma variedade de tópicos que deseja atingir. Você pode usar sua experiência pessoal de vendas ou seguir um palpite, listando os produtos. Em seguida, você deve digitar um termo de pesquisa, ver como ele funciona, digitar o próximo e assim por diante. Gradualmente, você reduzirá sua lista de palavras-chave àquelas com volume de pesquisa estável e substancial.
Outro recurso valioso do Google Trends são as palavras-chave relacionadas que estão em alta no momento. Usando-o, você pode encontrar palavras-chave mais relevantes com base no seu termo de pesquisa. Essas palavras-chave relacionadas são listadas em ordem de popularidade, com a porcentagem de aumento do volume de pesquisa.
Às vezes, porém, o Google Trends substitui porcentagem (%) pela palavra “Breakout”. Isso significa que o aumento do volume de pesquisa da palavra-chave excedeu 5.000%.
Muitos especialistas em SEO consideram palavras cruciais, pois ainda não se tornaram competitivas. Portanto, se você for rápido, chegará à primeira página do Google com essas palavras-chave. No lado negativo, eles também podem se tornar modismos e morrer em breve.
Digamos que você tenha uma loja especializada em guarda-sol e esteja pronto para expandir seu negócio. Conforme você digita “guarda-sol” no Google Trends e verifica as pesquisas relacionadas, você verá nomes de lojas relacionadas a venda de guarda-sol e subcategorias da funcionalidade do guarda-sol (exemplo: guarda-sol para praia, guarda-sol para piscina, guarda-sol de jardim). Assim, eles poderiam fazer sentido como novas categorias de produtos. Ao lançar sua primeira campanha de marketing na nova categoria de produto, certifique-se de ter ferramentas para medir o impacto de seu esforço de geração de leads. Assim, os sistemas de telefonia em nuvem ajudarão você a registrar a taxa de conversão, rastrear o número de chamadas e até calcular o ROI.
O Google Trends permite evitar palavras-chave que estão perdendo popularidade. Você pode definir um período personalizado dentro do qual deseja explorar um tópico. Se você perceber que um termo começou a ganhar menos pesquisas, provavelmente é uma boa ideia evitar usá-lo, pois não trará muitos visitantes ao seu site.
O Google Trends também possui uma tabela de “Tópicos relacionados”, que pode servir de dica na hora de criar um plano de conteúdo para seu blog ou canal no YouTube.
Embora não procure associações entre o termo pesquisado e as coisas nas quais as pessoas estão interessadas, ele ainda mostra tópicos amplos que o Google considera muito próximos da sua palavra-chave.
O Google Trends também funciona bem para planejamento de conteúdo de vídeo. Digite uma palavra-chave e escolha “Pesquisa do YouTube” no menu suspenso abaixo. E você verá se sua palavra-chave está obtendo alguma pesquisa no YouTube.
O Google Trends pode fornecer informações sobre SEO local e opções de remessa.
Analisando seus dados é possível:
Criar campanhas de marketing personalizadas para regiões individuais;
Oferecer promoções e acordos de envio para regiões individuais;
Planejar expansões para novos mercados.
O mapa também informará onde seu produto ou serviço é mais procurado e o que as pessoas em uma área escolhida estão mais interessadas.
O Google Trends tem uma opção “Compare”, com a qual você pode entender onde você está no mercado.
Você pode comparar até 5 termos de pesquisa e ver quem está crescendo mais rápido para depois analisar seus feitos. com a pesquisa básica de SEO competitivo, o Google Trends pode ajudá-lo a entender os motivos subjacentes das mudanças no setor.
Você também pode verificar o que os clientes estão procurando em seus concorrentes. Para isso, olhe para a caixa Tópicos após inserir o nome do seu concorrente na linha de pesquisa.
O que é tendência no Google pode não ser popular no YouTube e vice-versa. Podemos identificar que muitas vezes as pessoas param de procurar por tutoriais em texto e passam a usar videoaulas, por exemplo. Então, é preciso saber segmentar as preferências do seu público alvo e engajá-lo em diferentes mídias.
As estratégias de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca) são muito importantes para aumentar a visibilidade e o tráfego de um site na internet. A otimização de um site para os mecanismos de busca, como o Google, é fundamental para que ele possa ser encontrado pelos usuários quando estes pesquisam por palavras-chave relacionadas ao seu negócio ou conteúdo.
É importante lembrar que as estratégias de SEO precisam ser aplicadas de forma consistente e constante para obter resultados duradouros. Além disso, é importante monitorar os resultados para entender o que está funcionando e o que pode ser melhorado.
A Gobiz traz soluções de estratégias de SEO para o seu negócio.