Como aproveitar o WhatsApp Business em prol do seu negócio


O WhatsApp é uma ótima ferramenta para auxiliar no processo de venda. Da mesma maneira que as demais redes sociais, o Whats também se adaptou às necessidades de seus usuários e se reinventou. Há alguns anos, a empresa disponibiliza o
aplicativo gratuito WhatsApp Business e que vem sendo amplamente utilizado. Para conhecer um pouco mais sobre essa possibilidade de comunicação com o cliente e descobrir truques que podem ajudar a potencializar ainda mais as vendas, leia o artigo da Go Biz até o fim.


O WhatsApp Business pode ser utilizado por qualquer empresa?

As facilidades podem contribuir significativamente para todo tipo de empresa. É possível explorar a ferramenta como único canal de pedidos, chamados e solicitações, nos casos das empresas pequenas. Por outro lado, há quem o utilize para agilizar e tornar o ciclo de venda mais completo. 


Vamos entender melhor? Atualmente, a maioria das pessoas têm WhatsApp. A facilidade e o baixo custo para mandar uma mensagem é um grande atrativo para os clientes novos ou potenciais, concorda? E é aqui que está o segredo: além da facilidade ao cliente, o WhatsApp Business permite uma série de funções para ajudar o empresário. 


Para uma empresa de pequeno porte, é possível preencher o cardápio, endereço e horário de funcionamento, por exemplo. Informações básicas para o cliente saber com quem está falando. Isso economiza tempo e traz uma sensação de satisfação maior ao consumidor. 


Já para empresas de médio e grande porte ainda é possível configurá-lo de maneira a oferecer suporte e a enviar notificações importantes aos clientes.


Vale a pena migrar para o
WhatsApp Business?

Muitos se questionam se essa é uma estratégia interessante e a resposta é sim. Gratuita e cheia de funcionalidades, ela veio para somar ao seu negócio. Então não perca tempo para profissionalizar o que todo mundo já usa.


Dicas importantes

Agora, a Go Biz separou algumas dicas para você explorar a ferramenta.

  • Vai fazer a migração para o WhatsApp Business? Esse é um processo em que a perda de algumas mensagens pode acontecer. Por isso, antes de qualquer migração, certifique-se de que o backup está ativo. Assim, será possível recuperar informações se for necessário.
  • Explore todas as ferramentas. Com as etiquetas é possível categorizar os contatos. Assim, você pode identificar cada cliente de acordo com a sua etapa do funil. Depois, basta fazer uma lista de transmissão com o grupo correto e direcionar as mensagens mais apropriadas de acordo com o nível em que o contato está dentro da empresa. Quer aprender a fazer isso? O passo a passo do próprio WhatsApp pode ajudar! No link você descobre como colocar, gerenciar a até mesmo fazer uma lista de transmissão com os contatos etiquetados.
  • Outra dica muito importante é separar um número próprio para o seu negócio. Há quem ainda utilize o número pessoal, mas essa não é uma boa prática. Além de “misturar as coisas”, isso está longe de ser profissional. Separar os números permite ainda responder estritamente em horário de trabalho. Isso evita contatos inconvenientes em dias e horários inapropriados.  
  • Não adianta ter toda essa estratégia se o cliente não localizar facilmente o seu contato no WhatsApp. Por isso, deixe o botão no site, visível. 
  • Depois do primeiro contato, peça que o cliente adicione seu número para que ele possa ver o status. Essa é uma outra funcionalidade que pode ajudar você. 
  • Por fim, explore a possibilidade das respostas rápidas, que certamente vão agilizar o seu atendimento.


Estratégias que geram resultado


Gostou das dicas? O WhatsApp Business é realmente uma ferramenta fundamental para impulsionar o seu processo de venda. Quando aliado a outras estratégias de marketing os resultados podem alcançar resultados ainda maiores. Quer saber como?
Entre em contato com a Go Biz e descubra o poder do marketing digital.