Dicas práticas para definir a persona da sua empresa

 

Para quem trabalha com marketing digital definir a persona é essencial para vender mais e melhor. Isso porque será possível entender o consumidor que você quer atingir. Assim, você consegue criar conteúdo e adaptar o seu negócio às necessidades dele. O match perfeito entre o que ele precisa e a sua solução. 

 

Se você ainda não tem uma persona, esse artigo é para você. A agência de marketing digital Go Biz tem algumas dicas que você confere a seguir.

 

O que é persona?

De forma clara e objetiva é um personagem que representa o cliente ideal. Mas para ser classificado assim é preciso contar com uma definição específica. Isso envolve detalhes sobre hábitos de compra, rotina, dia a dia no trabalho, posição na empresa, sonhos e objetivos. Lembrando que a persona é diferente do público-alvo. Para saber mais sobre ele acesse: “Público-alvo: como se comunicar corretamente com ele” 

 

A persona apoia o planejamento das ações presentes e futuras. Além disso, trata-se de um estudo profundo para total conhecimento do público. A descoberta do cliente ideal ajuda a definir pautas e os canais de comunicação a serem utilizados. Isso representa economia de tempo e energia, com ações mais assertivas.

 

Dicas práticas

Não adianta criar uma persona sem fundamento. Por isso, é importante coletar e estudar os dados. Tem um artigo em nosso blog que pode te ajudar a estruturar essa parte. Não deixe de ler “Entenda porque avaliar dados comportamentais é a sua melhor escolha hoje”. Lembre-se de colher dados demográficos como idade, gênero, cargo e também profissionais como hábitos de compra, consumo de conteúdo, dores em seu setor e objetivos. Atenção também à LGPD!

 

Com os dados em mãos, você precisa efetivamente estruturar a persona. Para tanto, dar nome e rosto ajuda bastante. Tudo isso vai ajudar a equipe a ter clareza de com quem está falando. 

 

Como mencionado anteriormente, esse é o caminho para chegar até esse potencial cliente. Ao desenhar perfeitamente a persona, com todos os detalhes, você saberá exatamente qual gatilho usar. Dor, gostos, posição que ocupa ou até mesmo curiosidade. 

 

Conteúdo estratégico e direcionado à persona 

 

De nada adianta fazer todo esse planejamento se ele não for colocado em prática. É preciso empregar a mesma energia da criação da persona em conteúdo que a atraia. Aqui nós podemos ajudar. Somos uma agência especializada em marketing digital estratégico. Que tal ter uma direção para alavancar suas vendas? Ficou interessado? Entre em contato para um bate-papo a respeito!