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E-commerce B2B na prática: confira vantagens e porque investir

Publicado por Rafaela Barbosa em 17/10/2019


O mercado B2B é essencial para o desenvolvimento da economia, e da mesma maneira que vários outros modelos de negócios, este também vem se digitalizando com o passar do tempo para suprir a demanda de transformação digital do novo mercado.


No e-commerce B2B, buscar uma solução diferenciada vai além de vender, consiste em proporcionar uma experiência personalizada para o seu cliente com foco em agilidade nas relações comerciais. Atualmente, tanto consumidores finais como empresas querem simplicidade em seus processos de compra, pouca burocracia e agilidade de seus fornecedores em atendê-los.


Quais problemas o e-commerce B2B é capaz de resolver?

  • Atendimento: passa a ser realizado online, abrindo mais oportunidades de negociações a qualquer momento.
  • Limitação Geográfica: um e-commerce B2B permite uma abrangência de público muito maior, sem que seja necessário o deslocamento.
  • Divulgação de produtos novos: a demonstração de produtos novos, bem como o convencimento de venda pode ser potencializado com o catálogo online. 
  • Alto Custo de Venda: a capacitação de equipes comerciais gera um alto custo para as empresas e com o e-commerce B2B, os investimentos serão distribuídos de maneira otimizada.
  • Priorização e Foco: aperfeiçoar as vendas com um atendimento de qualidade e priorizar a presença digital certamente impulsionará ainda mais os negócios.
  • Comissionamento por representante: todos os pedidos dos representantes podem ser feitos através da plataforma, que calcula automaticamente o comissionamento das vendas efetuadas.


Como envolver o cliente no processo de compra em um e-commerce B2B?


Investir em campanhas de e-mail marketing, com ofertas exclusivas e descontos especiais, é um ótimo atrativo para incentivar os clientes que estejam relutantes. Representantes comerciais também podem utilizar a plataforma para lançar os pedidos e aproveitar a oportunidade para apresentar a solução para seus clientes, que em uma próxima compra, podem realizar o procedimento sozinhos.


Deixe claro que a compra é segura e que o pedido será atendido corretamente. Em alguns casos, é indicado defender que há até mais eficiência do que o próprio time comercial, já que não há necessidade de encontros e longas negociações.


Com o aumento da dinâmica nas relações comerciais, o mercado se torna cada vez mais dependente de ferramentas que facilitem o dia a dia e agilizem os processos corriqueiros.


As plataformas B2B realmente atendem todas as necessidades de uma indústria ou distribuidora?


Antigamente, as empresas de B2B que queriam começar a trabalhar com e-commerce eram obrigadas a se adequar às realidades das plataformas de e-commerce. Como trabalhar com preços fixos, formas de pagamento padrão como boleto à vista e cartões de crédito.


Porém, com o aumento da demanda, as empresas de desenvolvimento se atentaram a essas necessidades e criaram diversas funcionalidades como: controle de carteira de crédito, pagamento via duplicatas, tabelas de preço diferenciadas por perfil ou cluster de cliente, múltiplos centros de distribuição entre outras.



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