Topic Clusters: como essa estratégia pode impulsionar o seu SEO

 

As ações de Search Engine Optimization (SEO) são muito importantes para a estratégia de marketing digital de uma empresa, afinal, atrair clientes sem investir em mídia paga é uma excelente maneira de obter altos retornos sobre os investimentos. As técnicas de SEO, no entanto, precisam se adaptar às mudanças dos buscadores e o Topic Clusters são, atualmente, um dos métodos mais interessantes.

Neste artigo explicamos o que são Topic Clusters, como empresas podem impulsionar suas estratégias de conteúdo e SEO com a técnica e quais benefícios podem ser esperados.

 

O que são topic clusters

A expressão pode ser traduzida como “agrupamento de tópicos” e refere-se a uma estratégia que tem como objetivo ranquear páginas do site para determinadas palavras-chave, além de organizar melhor o conteúdo, de modo que os internautas possam acompanhar os artigos de uma maneira lógica, de acordo com o seu nível de conhecimento ou interesse no assunto.

Para isso, as empresas produzem diversos conteúdos, geralmente artigos, a respeito de assuntos que tenham relação com o produto ou serviço que oferece. Esse tema é abordado em grandes e pequenos textos publicados em seu blog, que explicam um tema em sua totalidade ou foca em um subtópico.

Esses conteúdos são vinculados entre si, por meio de hiperlinks, que apontam dos textos mais focados aos mais generalistas. Uma agência de comunicação, por exemplo, deve escrever artigos sobre marketing digital. No entanto, para colocar em prática os Topic Clusters, não basta se restringir a esse grande tópico, mas produzir conteúdo a respeito de assuntos relacionados, como SEO, inbound e e-commerce.

O Cake ERP é um exemplo que podemos citar. A empresa vende um sistema de gestão para pequenas e médias empresas e, além de escrever sobre softwares, produz conteúdos sobre varejo, gestão de estoque, logística para e-commerce e até sobre estratégias de marketing, já que atrai visitas de clientes em potencial.

 

Como elaborar uma estratégia de Topic Clusters

O marketing de conteúdo é a base dos Topic Clusters, portanto, para implementar essa estratégia, é preciso produzir, principalmente, artigos para o blog da empresa. Os textos devem ser, antes de tudo, relevantes para o público-alvo e otimizados para as palavras-chave que essas pessoas usam para fazer pesquisas online. Antes da escrita, portanto, é imprescindível entender quem são as personas do negócio, sobre o que se interessam e como realizam buscas na internet.

Soluções como o Google Trends e Buzzsumo ajudam a entender que tipo de assunto está sendo pesquisado a respeito de um tópico ou é mais interessante para as personas. As pesquisas de palavras-chave — é essencial para qualquer estratégia de SEO — podem ser realizadas gratuitamente no Ubersuggest, Keyword Planner e SemRush, além de utilizar insights do Search Console para enriquecer os artigos que já recebem tráfego orgânico com vocábulos adicionais.

Após os assuntos que interessam ao público-alvo e como as personas buscam por informações e produtos na internet, a companhia deve produzir conteúdos. Estes devem ser divididos em dois grupos: os pilares e os satélites. Os primeiros devem ser textos abrangentes, que não focam em nenhum subtópico. Em geral, devem ser otimizados para palavras-chave com alto volume de busca, além de serem mais longos.

Não é incomum encontrar artigos que sugerem que a quantidade de palavras dos artigos não importa muito, que estes devem ter o tamanho suficiente para abordar o assunto o mais completamente possível. No entanto, uma pesquisa do site Backlinko demonstra que os primeiros resultados do Google têm, em média, 1.890 palavras.

Os conteúdos satélites, por sua vez, são artigos que focam em algum subtópico e que são vinculados, por meio dos hiperlinks, às páginas pilares. Esses textos são otimizados para palavras-chave de cauda longa (geralmente compostas por dois ou mais vocábulos), que apresentam menores volumes de busca, mas são mais específicas.

Note que os hiperlinks são essenciais para que a estratégia de Topic Clusters tenha efeito. Após produzir os artigos, é preciso inserir um link em cada conteúdo satélite, com a palavra-chave no texto âncora, indicando o termo para o qual a página vinculada deve ranquear.

É interessante também criar uma planilha no Excel ou utilizar outra solução digital para facilitar o entendimento da estratégia e o acompanhamento pelos profissionais de marketing. Assim, eles entenderão melhor quais páginas devem ranquear para determinadas palavras-chave e quais links foram inseridos.

 

Como os topic clusters podem impulsionar os resultados da sua empresa

A organização dos conteúdos de uma maneira clara e objetiva, não só para a própria empresa, mas também para os consumidores é o primeiro grande benefício da estratégia. Um internauta que acessa as páginas do blog institucional em busca de informações, consegue encontrar artigos mais ou menos detalhados a respeito de suas necessidades, desejos e sobre as soluções que a companhia oferece. Essa dinâmica é muito interessante para condução do usuário por um funil de marketing — especialmente para quem investe em inbound.

Não é o internauta, apenas, que sente mais facilidade na navegação: os buscadores também conseguem entender melhor a arquitetura do site e isso influencia, positivamente, nos resultados de SEO. O Google percebe que os conteúdos são relacionados, devido aos links e palavras-chave inseridas e, assim, pode ranqueá-los melhor para as expressões para os quais foram otimizados.

E se o Google e demais buscadores realmente classificarem melhor o site para palavras-chave importantes para a estratégia da empresa, os benefícios vão muito além da organização e da autoridade. A companhia atrai mais visitas orgânicas, gera leads e, consequentemente, deve vender mais pela internet.

Os Topic Clusters podem contribuir muito para estratégias de SEO. A produção de conteúdos pilares e satélites e a inserção de links com textos âncoras ajuda os buscadores a entender para qual palavra-chave ranquear cada página. Se o objetivo de posicionar a empresa nos primeiros resultados for alcançado, esta pode esperar mais visitas orgânicas, leads, vendas e, naturalmente, um maior retorno sobre seus investimentos.

Se você quer otimizar o seu site, mas não sabe como, nós podemos ajudar. Entenda o que podemos fazer para posicionar melhor a sua empresa nos buscadores.