Se você já tem alguma experiência em marketing e sente que precisa melhorar a parte estratégica das ações esse artigo é para você. Aqui você vai aprender de maneira prática como colocar a mão na massa e começar a calcular duas importantes métricas do marketing: ROI e ROAS.
O que é, para que serve, quais as vantagens de ter esses dados em mãos e a fórmula do ROI e do ROAS você confere no decorrer desse texto. Cargos de analista, especialista ou mesmo coordenador exigem que os profissionais saiam um pouco da execução e passem a pensar de forma tática como gerir suas estratégias. Se identificou? Então leia até o fim para saber como dar esse primeiro passo e transformar os resultados dentro da sua empresa.
Para começar essa conversa vamos esclarecer o que significam essas siglas. ROI é Return on Investment, em português, Retorno sobre Investimento. Já ROAS é Return on Advertising Spend, em português, Retorno sobre o Investimento Publicitário. Ambas as métricas servem para avaliar o retorno, mas o ROI é mais amplo, enquanto o ROAS mais específico.
Aqui, é medido o retorno sobre todos os tipos de anúncios digitais. Ou seja, tudo o que for Ads entra no jogo, como Google, Facebook e Instagram, por exemplo. Com o dado obtido por meio do cálculo do ROAS é possível definir quais ações e canais compensam maiores investimentos.
Assim, é possível entender se os anúncios são realmente eficazes e rentáveis para a empresa.
ROAS = (Retorno conseguido com os anúncios pagos / Custos publicitários envolvidos) x 100. O resultado será a porcentagem do seu retorno.
Diferente do ROAS, o resultado do ROI ajuda a medir o real lucro dos custos das ações de marketing no geral. Com essa métrica é possível ver os resultados das ações de toda a estratégia, e não apenas da publicidade. Ou seja, além de Ads, também entra no jogo blog, e-mail, entre outros.
Aqui também são colocados no cálculo todos os custos envolvidos para colocar a ação no ar, como água, energia e aluguel.
ROI = (Receita – Custo) / Custo. Para saber a porcentagem, basta multiplicar por 100.
Com essas informações em mãos é possível compreender o real retorno que os investimentos estão gerando no que se refere ao marketing.
Isso significa que você pode ajustar o que estiver desproporcional ou ainda continuar investindo no que está trazendo bons resultados. Esse artigo te trouxe bastante insight? Que tal sair daqui com bons argumentos para a próxima tomada de decisão?
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