Lives no Instagram: conheça mais sobre esse fenômeno e como usá-lo a favor da sua marca

lives no instagram

 

 

O Instagram é uma das principais redes sociais no Brasil, com mais de 70 milhões de usuários e é ideal para empresas aumentarem a sua visibilidade e as vendas. Durante a pandemia de COVID-19, um novo fenômeno vem se destacando na rede social: as transmissões ao vivo, mas como as empresas podem aproveitar esses recursos nos negócios? As lives no Instagram são a ferramenta certeira para conquistar mais leads e potencializar suas vendas, permitindo a audiência acompanhar a sua marca em tempo real através de um conteúdo rico e fundamental para uma boa estratégia de marketing.

 

Como fazer lives no Instagram?

Um dos principais benefícios das lives no Instagram é que elas não exigem o uso de equipamentos profissionais, apenas acesso à internet e de um aparelho para transmissão como smartphone ou notebook.  Na página inicial do app, você vai precisar clicar na câmera que fica no topo da tela ou deslizá-la para a esquerda e selecionar o modo “ao vivo” para começar o vídeo.

Com o tempo máximo de 60 minutos, as lives no Instagram permitem que, durante a transmissão, você acompanhe quantos seguidores estão assistindo, convide um amigo para participar, receba e responda comentários e perguntas. Ao encerrar a transmissão ao vivo, é possível compartilhar o conteúdo em seu perfil.

 

Benefícios de fazer lives no Instagram

 

Geração de leads

Quando você faz uma transmissão ao vivo, o Instagram notifica todos os seus seguidores sobre sua live. A oportunidade de interagir com as empresas em tempo real causa sensação de urgência nos usuários, gerando maior atenção do público que irá ser impactado com o seu conteúdo, seja ele informativo, lançamentos de novos produtos e serviços, etc. Essa atenção e visibilidade maior geram novas oportunidades de negócios para a sua marca.

Vale aproveitar a live no Instagram para fazer um call to action e captar futuros clientes, como pedir o e-mail de quem está assistindo, por exemplo.

 

Aumenta o engajamento

O engajamento é uma das métricas mais importantes para as marcas no Instagram. Quanto maior o engajamento dos usuários, maior destaque a rede social dará ao seu conteúdo e ele aparecerá primeiro no feed e nos stories dos seguidores.

Ao engajar com a sua marca em lives no Instagram, maior a probabilidade que os usuários sejam impactados com outros conteúdos de sua empresa, gerando um ciclo de relacionamento.

 

Conteúdo de valor

Conteúdo de valor é a moeda de troca mais valiosa dentro do marketing digital e a melhor forma de educar os seus potenciais clientes sobre a necessidade do produto ou serviço que eles oferecem, gerando assim mais vendas.

Com a facilidade de gravar lives no Instagram é possível criar conteúdo de valor de forma simples e sem a necessidade de grandes habilidades de edição, apenas conhecimento do seu negócio.

 

 

Dicas para ter sucesso fazendo lives no Instagram

– Use hashtags para aumentar a visibilidade;

– Elabore um bom roteiro para não se perder, preparar previamente alguns tópicos para serem abordados ajuda na hora do nervosismo;

– Divulgue antecipadamente que fará vídeo ao vivo, assim o seu público se prepara para estar disponível no momento da live;

– Teste a qualidade de som e de vídeo antes de iniciar a gravação;

– Use fundos neutros;

– Aposte em um conteúdo divertido e de qualidade, afinal é isso que irá manter as pessoas assistindo.